RODOVIA FERNÃO DIAS, KM 877 - ESTIVA - MG (SENTIDO BH Á SP)
A Cidade de Estiva
Localizado na zona sul do Estado de Minas Gerais, numa altitude de 965 metros, o Município de Estiva apresenta uma topografia predominantemente montanhosa. Apresenta uma população urbana de 4.418 habitantes e rural de 5.922 habitantes, perfazendo um total de 10.340 habitantes, distribuídos em seus 242 Km².
Estiva teve sua origem na passagem dos bandeirantes que buscavam metais preciosos e índios (séc. XVII e XVIII), que necessitavam ir a capitania de São Paulo, a única passagem existente era próxima à foz de um Ribeirão (afluente do Rio Três Irmãos). Onde aos poucos foi sendo habitado. Esse caminho era muito ruim, porque ali era uma região de pântano, o que gerava um grande prejuízo. Em meados de 1720, autoridades e parlamentares resolveram construir ali uma estiva de madeira roliça de 210 m de extensão (desde o local onde hoje se ergue o “Obelisco” comemorativo da criação do município, até o fim da atual Rua Prefeito Pedro Moreira Borges, antiga Rua Pouso Alegre). O local ficou conhecido como Brejo da Estiva, e mais tarde Estiva. O nome dado ao trecho aplicou-se ao ribeirão e ao povoado que depois se formou.
Segundo o Livro da Prefeitura Municipal de Estiva – Legislação do Pessoal, a economia está vinculada ao setor primário, prevalecendo a monocultura, com o plantio do morango – Estiva é hoje um dos maiores produtores de morango do país – seguida de outras culturas como a batata – que é produzida em grande escala – o milho, o feijão e hortaliças. No setor industrial, duas pequenas indústrias instaladas ocupam os segmentos de confecção, laticínios. O comércio local é formado por pequenos comerciantes. Existem ainda outras economias como a pecuária de leite e corte, a suinocultura e a produção de tijolos. Todas elas significativas e produzidas no âmbito familiar
Fonte: Prefeitura Municipal de Estiva